Super Guia Para Custom Pets, Tudo sobre Pets...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Introdução
Eu percebi que nenhum dos tutoriais de Custom Pets ensinam TUDO, nem mesmo no Wiki, então estou aqui para ajudá-los (IMG:style_emoticons/default/thumbsup.gif)

Legenda:
Op* - OPCIONAL

SERVER SIDE

Adicionando seu pet no pet_db
'Neste tutorial usarei um Dark Lord como exemplo de Pet'
Ao abrir o pet_db, vocês encontrarão uma grande lista de pets,
Op* Adicione isso no final da lista:
// CUSTOMS --
apenas para organizar melhor ;-)

e abaixo disso adicione seu PET nesse formato:
1272,DARK_LORD,Dar
k Lord,15022,15023,15032,7020,8,30,20,100,250,10,80,125,0,0,350,400,800,{ petloot 30; }

O que significa tudo isso?
Simples!
ID DO PET,
NOME MAIÚSCULO E COM "_",
NOME NORMAL,ID DO ITEM QUE O CAPTURA,
ID DO OVO,
ID DO EQUIP,
ID DA COMIDA,
QUANTO ELE AGUENTA COMER,
TEMPO ENTRE 'ALIMENTAÇÕES',
RATE DE FOME,
RATE DE 'CHEIESA',
NÍVEL DE INTIMACIA(AMIZADE),
PONTOS DE INTIMACIA PERDIDOS QUANDO MORRER,
CHANCE DE CAPTURA,
VELOCIDADE DO PET,
ALGO SOBRE A PERFORMANCE(VOU FAZER ALGUNS TESTES E SE DESCOBRIR EU COLOCO AQUI),
SE VOCÊ QUISER CRIAR A FALA DE SEU PET COLOQUE '0' MAS SE QUISER USAR UMA DE OUTRO PET COLOQUE O ID DELE AQUI,
RATE EM QUE O PET ATACARÁ UM MONSTRO,
RATE EM QUE O PET ATACARÁ UM MONSTRO PARA DEFENDER VOCÊ,
RATE EM QUE O PET MUDARÁ DE ALVO,
SCRIPTS DO PET

Pronto, com isso você já deve saber como arrumar a parte principal de seu PET, agora o que é SCRIPTS DO PET ?
Bom..... é oque ele vai fazer de especial, por exemplo, no Dark Lord está assim: { petloot 30; }, isso significa que ele será um pet Looter (que pega itens no chao) com um limite de 30 itens que irá carregar por vez

aqui estão alguns scripts RECOMENDADOS:
PETSKILLATTACK -
petskillattack ID DA SKILL, LEVEL DA SKILL, RATE, RATE BONUS
-Faz o pet usar uma skill enquanto ataca, RATE é a chance de uso e RATE BONUS é um aumento na rate normal quando o pet alcançar o nível máximo de intimacia

PETSKILLATTACK2 -
petskillattack2 ID DA SKILL, DANO, HITS, RATE, RATE BONUS
-Igual ao PETSKILLATTACK, porém com DANO e HITS, o DANO é total e não por hit

PETSKILLSUPPORT -
petskillsupport ID DA SKILL, LEVEL DA SKILL, DELAY, HP%, SP%
- Usa uma skill para ajudar quando a HP estiver menor do que o HP% e o SP menor do que o SP%
DELAY é o tempo mínimo em segundos para a skill ser usada novamente

PETHEAL -
petheal QUANTIDADE, DELAY, HP%, SP%
- parecido com o PETSKILLSUPPORT, porém a skill usada será o HEAL (ID 28) e a quantidade será o tanto de HP recuperado

PETRECOVERY -
petrecovery TIPO, DELAY
- Cura o status definido no 'TIPO' após o tempo em segundos definido em 'DELAY'

PETSKILLBONUS
petskillbonus TIPO, VALOR, DURAÇÃO, DELAY
- Dá bonus no atributo 'TIPO' (exemplo: bStr ou bLuk), 'VALOR' é quanto será aumentado no atributo escolhido,
'DURAÇÃO' é o tempo de duração do aumento, e 'DELAY' é o tempo em que o atributo será aumentado novamente após votar ao normal

Todos esse scripts podem ser utilizados no mesmo Pet, porém apenas um de CADA, ou seja, nada de fazer o pet usar vários tipos de skills... (IMG:style_emoticons/default/laughing.gif)

Você quer que seu pet use skills?
Apenas mudar o pet_db não adianta, nosso Cutoms Pet NÃO consegue equipar seu equipamento (infelizmente), por isso, se você quiser que ele use skills, você deve ter certeza de que no arquivo PET que fica dentro da pasta CONF/BATTLE, a parte "// Does the pet need its equipment before it does its skill?" esteja marcado como NO, desse jeito:

// Does the pet need its equipment before it does its skill?
pet_equip_required: no

Pronto, fim da edição do PET, agora vamos a.....

Edições no item_db2

agora é a parte em que eu ensino a você como adicionar o Tamming item e o Ovo do pet ^^

Ao trabalho!

adicione isso no final de seu ITEM_DB2:

15022,Dark_Lord_Tammer,Dark Lord Tammer,11,1000,,50,,,,,0xFFFFFFFF,7,2,,,,,,{ pet 1272; },{},{}

Explicação básica: É como fazer um custom item, porém você deve deixar o primeiro "{}" assim: { pet ID DO PET; }, pronto, isso faz esse item capturar o pet com o id 'ID DO PET'

e adicione também esse item:

15023,Dark_Lord_Egg,Dark Lord Egg,7,,10,0,,,,,,,,,,,,,{},{},{}

isso fará ser o ovo do Pet... note que o TIPO do item é 7, isso faz o item ser um OVO

Fim da criação de itens, agora vamos para a parte em que mecheremos com vários arquivos (é aqui a grande diferença entre esse tutorial e os outros ;-), você verá... )

CLIENT SIDE

Mexendo na pasta data

tudo bem, de começo nós modificaremos 6 arquivos, depois mais 3 arquivos especiais para esse tutorial ficar completo (IMG:style_emoticons/default/ani_meow.gif) , note que os arquivos (os 6 primeiros) serão divididos em DUPLAS aqui....
DUPLA 1 - num2itemdisplaynametable.txt e idnum2itemdisplaynametable.txt
Eu separei em duplas pois você devo colocar A MESMA COISA nós dois arquivos das duplas
nessa 1ª nós faremos o seguinte:

coloque no final da lista
Op* // -- CUSTOMS
e depois desse OPCIONAL (pelo amor de deus, vê se não coloca o Op* na lista, isso é apenas um símbolo do meu tutorial...¬¬) , colocamos isso:

15022#Dark_Lord_Tamer#
15023#Dark_Lord_Egg#
(lembre-se, coloque ID DO ITEM#NOME_DO_ITEM_COM_#)

Isso fará aparecer o nome do item do jeito que você colocar aqui...

DUPLA 2 - num2itemdesctable.txt e idnum2itemdesctable.txt
Coloque no fim da lista (apropósito, lembre-se de que você deve mudar o ID dos itens de exemplo que eu estou usando aqui para não dar conflito entre seus custom itens ok?) bom, vamos lá, coloque isso:

15022#
Item que captura o Dark Lord
Objeto adorado pelo Dark Lord
Class :^777777 Pet Tammer^000000
Weight :^777777 50^000000
#
15023#
Ovo do Dark Lord
deve ser chocado por uma
Pet Incubator
Class :^777777 Pet Egg^000000
#

apenas mude o ID do item e a descrição deles....
nada demais.....PRÓXIMO!!!

DUPLA 3 - FINAL - num2itemresnametable.txt e idnum2itemresnametable.txt
Ótimo, a última dupla, vamos logo com isso, adicione no final: (obedecendo o ID de seus itens, como sempre)

15022#ÆóÀâÁö#
15023#¾Ï¼Ó¼º¾Ë#

Acho que você já sabe o que fazer, no primeiro, que nesse caso é o item usado para capturar, você coloca o nome da resource usada, nesse caso foi uma folha de papel, e no sgundo, no caso o ovo, coloque o nome de uma resource de OVO, você pode copiar de algum outro ovo da lista, ou usar a lista do tutorial do Banned.... ;-)

Agora, a tão esperada.....

Extras - Especial

Aqui vou ensinar a mexer em 3 arquivos, onde vocÊ irá modificar o nome do pet (o padrão), a sua imagem (Aquela da janela de status do pet lembra?) e o performance(não tenho certeza absoluta se dará certo)
todos os arquivos modificados encontram-se na pasta DATA, Client Side...

1 - pet_name_tab.txt

Ok, aqui você deve colocar no fim da lista, o ID de seu pet e o nome escolhido, no caso desse tutorial ficaria assim:
!1879 Dark_Lord

pronto....

2 - pet_illus_tab.txt
aqui você muda a imagem do pet na janela de status...
o exemplo da chonchon: !1011 À¯ÀúÀÎÅÍÆäÀ̽º\\illust\\Æê_ÃÌÃÌ.bmp
eh assim: !ID CAMINHO DA FOTO
viu? ao invés de por apenas uma "\" para separar as pastas, coloque "\\" como no exemplo...
agora ou você faz seu desenho e coloca lá, arruma o caminho,
ou copia de algum pet da lista...fique avontade!!!!

3 - pet_act_tab.txt
aqui você configura o arquivo do .act de seu pet
exemplo:

¸ó½ºÅÍ\\bon_gun_¿µÈ¯µµ»ç°Ë.act

como você pode ver, também deve ser usado "\\" ao invés de "\" e o caminho DEVE ser dentro da pasta SPRITE, nesse caso na pasta ¸ó½ºÅÍ ^^ LEMBRE-SE de colocar o seu PET antes do *¸ó½ºÅÍ\\chocho........ algo assim, ou seja, antes do que começa com "*"]

FONTE:http://www.eathena.ws/board/Super-Guia-Para-Custom-Pets-t188446.html

0 comentários: